Tratamento para TPM com alimentação rica em B6

Mês após mês, a história se repete: a TPM aparece, bagunça todo o seu organismo e acaba com o bom humor. É cólica, dor de cabeça, dor nos seios, inchaço ou até aquela “tristeza”. :(

Você sabia que é possível aliviar boa parte desses sintomas mudando os hábitos alimentares? Uma dieta rica em vitamina B6pode ajudar “aqueles dias” a serem menos desagradáveis1.

❤ Por que a vitamina B6 alivia a TPM?

Além das oscilações hormonais, a deficiência de vitaminas pode ser responsável por ocasionar a TPM. Por isso, suplementar essa deficiência com uma alimentação rica em vitaminas (entre elas, a B6) é um tratamento contra a TPM¹,².

A vitamina B6 se faz necessária pois ela é essencial no processo de síntese da serotonina (hormônio do bem-estar)¹,³, o que pode ajudar noalívio de sintomas típicos da TPM, como dor de cabeça, cólicas, irritação e o desejo por doces e outros carboidratos. Tudo de bom, né? :D

❤  Alimentação rica em B6

A alimentação com B6 pode ser sua aliada contra a TPM, mas é preciso ressaltar que os resultados não são imediatos. Para obter melhores resultados, indica-se o consumo de 50 a 600 mg de vitamina B6 diariamente2.

Onde encontrar essa vitamina? Confira a lista de alimentos ricos em B6:

- carnes de gado, frango, peixe e porco;
- banana, manga, melancia, abacate, uva e ameixa;
- castanhas, nozes, amendoins e avelãs;
- feijão, lentilha e grão-de-bico;
- espinafre, cenoura e couve-de-bruxelas.

Vale lembrar que o preparo desses alimentos merece atenção. Sem alguns cuidados básicos, as vitaminas e nutrientes podem se perder. Por isso, preste atenção:

- Sempre que possível, consuma os alimentos crus – como é o caso das frutas.
- Os legumes devem ser cozidos a vapor.
- Utilize pouca água e cozinhe os alimentos em fogo alto, de preferência por pouco tempo.
- Prefira alimentos frescos e que não passaram muito tempo na geladeira.

Dica extra: contra os sintomas pré-menstruais, prepare também o famoso smoothie, bebida de frutas cheia de vitaminas. Para saber como preparar, confira o texto Vitaminas para TPM com 5 receitas de-li-ci-o-sas! ;)

Além das oscilações hormonais, a deficiência de vitaminas pode ser responsável por ocasionar a TPM.

Referências:

1. Fernandes CE, Ferreira JAS, Azevedo LH, et al. Síndrome da tensão pré-menstrual - o estado atual dos conhecimentos. Arq méd ABC. 2004; 29(2): 77-81.

2. Melo NR, Giribela AHG, Ricci CRGGMD. Sindrome pré-menstrual [Internet]. Rev Bras Med. 2001. [Acesso em: 31 de outubro de 2016] Acesso em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=1764

3. Arruda CG, Fernandes A, Cezarino PYA. Tensão Pré-Menstrual [Internet]. Projeto Diretrizes. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 2011. [Acesso em: 31 de outubro de 2016]. Acesso em: http://www.sbmfc.org.br/media/file/diretrizes/18Tensao_PreMenstrual.pdf