Quantos dias dura a menstruação? 

Existe um tempo médio para durar o ciclo menstrual? Os intervalos precisam ser de 30 dias ou podem ser maiores? A primeira menstruação foi há um ano e os ciclos ainda não são regulares, às vezes até pulando um mês, isso é normal? Perguntas como essas são mais frequentes do que você imagina e, para que elas não atormentem mais você, vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o ciclo menstrual e quantos dias dura a menstruação.

Ciclo menstrual e sua duração

É importante lembrar que o ciclo menstrual abrange muito mais do que o período em que a menstruação está acontecendo, mas também o período de tempo entre o fim de um fluxo menstrual e o início de outro¹. Embora muitas mulheres acreditem que a menstruação aconteça com a mesma rigidez de período e de intervalo para todas, existem variáveis tanto de fase quanto de tempo médio, para descobrir se o seu ritmo menstrual está saudável.

Adolescentes, na fase da puberdade, têm um ciclo menstrual que dura entre dois e seis dias, com o intervalo entre um ciclo e o outro de 21 a 35 dias. Nessa fase, em que a primeira menstruação é recente, é comum as irregularidades serem frequentes. Grande parte das jovens têm intervalos de três ou quatro meses de diferença, podendo durar até o quinto ano após a menarca (primeira menstruação)¹.

Já nas mulheres, que passaram dessa fase de adaptação do corpo, o normal é que o ciclo dure de três a cinco dias, com intervalo entre os fluxos menstruais de 28 a 30 dias. Ou seja, se você tem intervalos menores que 21 dias ou maiores que 35, que durem menos que dois dias ou mais que oito, já são considerados desvios menstruais, ou seja, sua saúde ginecológica não está normal².

O aplicativo que te ajuda no controle da menstruação

A maior parte dos estudos feitos sobre essa área íntima feminina apontam que mulheres de 18 a 40 anos são, normalmente, as mais prejudicadas pelas irregularidades². Então, é necessário acompanhar o seu ritmo menstrual, sempre com a assistência de um médico ginecologista. Assim, além de evitar dores como as cólicas, mantém a sua saúde sempre em dia!

Pensando em auxiliar as mulheres nesse sentido, Buscofem® desenvolveu o Sai Cólica, um aplicativo que ajuda a controlar o ciclo menstrual. Com ele, você consegue acompanhar o seu calendário menstrual e, para ajudar a esquecer as cólicas e os desconfortos que podem surgir, o app ainda vem com joguinhos superdivertidos!

Agora não tem mais desculpa para se perder na contagem e não acompanhar a sua vida ginecológica, afinal o controle pode estar na palma das suas mãos.

Já nas mulheres, que passaram dessa fase de adaptação do corpo, o normal é que o ciclo dure de três a cinco dias, com intervalo entre os fluxos menstruais de 28 a 30 dias.

Referências:

1- Beznos GW. Distúrbios menstruais. Pediatr Mod. Ago 2002; 38(8): 372-375. 2- Melo NR, Machado RB, Fernandes CB. Irregularidades menstruais: inter-relações com o psiquismo. Rev Psiq Clín 2016; 33 (2): 55-59. 

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Página para maiores de 18 anos.