Quando falamos em hormônios femininos, além da progesterona, também existe outro que tem bastante importância para o corpo da mulher: o estrogênio. Mesmo que você já tenha ouvido falar sobre esse hormônio em algum lugar, é comum não saber exatamente quais são as suas influências no nosso organismo.

Por isso, hoje vamos falar sobre o que é o estrogênio e quais são as suas principais funções no corpo feminino! Vamos acabar com essa dúvida, juntas? <3

O estrogênio: um hormônio ovariano

O estrogênio é um hormônio ovariano, ou seja, que é secretado pelos ovários, e que tem influência principalmente em duas fases da vida da mulher: a puberdade e a menopausa. Ele não é o único hormônio do ovário, sendo outro bastante conhecido a progesterona, no entanto ambos são secretados em quantidades bem diferentes em cada etapa da vida¹.

Você com certeza já observou as diversas mudanças no seu corpo ao longo dessas fases, só não sabia que, justamente o estrogênio era um influenciador em todas elas¹. Para você entender melhor, separamos abaixo a relação entre as funções desse hormônio e o seu organismo!

Estrogênio e puberdade: qual a relação?

Durante a infância, a quantidade de estrogênio que é liberada pelo organismo é muito baixa. Por isso, na puberdade (quando essa quantidade aumenta muito) os nossos órgãos sexuais começam a amadurecer para a vida adulta. Entre eles, temos: ovários, as trompas, o útero e a vagina¹.

E não é só isso! O estrogênio é responsável por dar início ao crescimento das mamas e do sistema produtor de leite. Por fim, ele também estimula o desenvolvimento ósseo na mulher. Sabe aquela fase da puberdade em que notamos um crescimento muito rápido nas meninas? É disso que estamos falando¹!

  • Curiosidade: podemos dizer que, consideravelmente, a porcentagem de gordura no corpo feminino é maior do que no masculino. Isso ocorre porque o estrogênio também atua no depósito de gordura nos glúteos, coxas e seios das mulheres¹.

Entenda mais sobre esse assunto em: Puberdade e Adolescência são a mesma coisa?

A influência do estrogênio na menopausa

No período da menopausa, por volta dos 40-50 anos, nosso ciclo sexual e menstrual começam a ficar irregulares e a ovulação muitas vezes nem ocorre. Os ovários entram em falência e perdem a capacidade de produzir os hormônios ovarianos¹.

Por isso, nesse período, a produção de estrogênio cai drasticamente, até chegar em zero. Essa perda causa aquelas mudanças que incomodam muito as mulheres em processo de menopausa, como a temperatura da pele elevada (calores), irritação, cansaço, ansiedade, baixa resistência dos ossos e outros¹.

Agora ficou um pouco mais fácil de entender tantas mudanças que acontecem no nosso corpo por causa do estrogênio, não é? E lembre-se: sempre que tiver dúvidas ou quiser aprender mais sobre o seu ciclo menstrual, dá uma olhadinha na seção de dicas do site de Buscofem ou no app Sai Cólica! <3

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir, sem deixar nenhum sabor residual2! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Junho/2018

 

Referências:

1 - Guyton e Hall, Tratado de Fisiologia Médica, 11º edição, 2006, Elsevier Ltda [Capítulo 81 - Fisiologia Feminina].

2 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008