Música para aliviar a TPM funciona?

Quem é que não gosta de ouvir música? Ela é capaz de provocar diversas sensações e sentimentos na gente. Você sabia que a música era utilizada há milênios para melhorar até o bem-estar físico das pessoas, além do emocional e mental¹?

Antigamente, os xamãs (médicos primitivos) usavam os sons para tratar o corpo e a alma. Eles davam até mais importância aos cantos, que acreditavam ser mágicos, do que às ervas medicinais. Hoje em dia, em termos medicinais, existe uma alternativa terapêutica chamada musicoterapia, que busca reduzir a dor e melhorar o funcionamento do corpo e da mente através do uso da música¹.

Imagina que máximo escutar música para aliviar a TPM... Mas, será mesmo que a música pode ter tanta influência sobre nosso corpo? Ficou curiosa? Então, olhe só que legal!

Os efeitos da música em nosso organismo

A música é capaz de afetar nosso corpo direta e indiretamente. Ela pode atuar de forma direta sobre as células e os órgãos e de forma indireta sobre as emoções, influenciando vários processos corporais e gerando relaxamento e bem-estar¹.

As raízes dos nervos auditivos estão mais amplamente distribuídas e possuem conexões mais extensas que as de quaisquer outros nervos do corpo. Assim, a música pode ter vários efeitos sobre nosso organismo, como:

-       Alterações nas frequências cardíaca e respiratória;

-       Alteração na pressão arterial;

-       Relaxamento muscular;

-       Aceleração do metabolismo;

-       Redução de estímulos sensoriais (dor e outros)¹.

Alguns estudos também indicam que ouvir música afeta a liberação de substâncias químicas cerebrais poderosas que podem regular o humor, reduzir a agressividade e a depressão, além de melhorar o sono². Uau, né?!

Para aliviar a TPM: música-pra-que-te-quero!

A gente já usava a música para relaxar ou dar uma animada durante aqueles dias tão difíceis de TPM... Agora, que descobrimos o quanto a música pode nos influenciar, que tal montar uma playlist para desfocar da dor e se sentir melhor durante o período pré-menstrual?

Dê uma olhada nas sugestões de músicas que preparamos... Ahhh! Não esqueça de comentar as suas! ;D

Run The World (Girls) - Beyoncé

Problem - Ariana Grande ft. Iggy Azalea

Shake It Off - Taylor Swift

Neon Lights - Demi Lovato

Hit The Lights - Selena Gomez & The Scene

Roar - Katy Perry

Fly - Nicki Minaj ft. Rihanna

Try - Colbie Caillat

Velha e Louca - Mallu Magalhães

Young Folks - Peter Bjorn & John

Você sabia que a música era utilizada há milênios para melhorar até o bem-estar físico das pessoas, além do emocional e mental¹?

Referências:

1. Puggina ACG, Nogueira ATON, Gonçalez DFC. O uso da música na assistência de enfermagem no Brasil: Uma revisão técnica. Cogitare Enferm. 2008 out-dez; 13(4): 591-6.

2. Silva DG, Siqueira KM, Fonseca KC, et al. Credibilidade e efeitos da música como modalidade terapêutica em saúde. Rev Eletr de Enferm. [Internet]. 2006 [acesso em  24 mar 2015]. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a10.htm>