Hoje em dia existem diversos métodos contraceptivos para as mulheres, que podem escolher entre as opções quais encaixam melhor nas suas rotinas. Um deles é o método da tabelinha, que é bastante popular e simples de fazer. Contudo, muitas mulheres não sabem as informações corretas a respeito dessa forma de anticoncepção¹.

E você, sabe o que é o método da tabelinha e como funciona? Está em dúvida se ele realmente é seguro? Vamos falar sobre essas e outras dúvidas no texto abaixo. Vamos juntas? <3

O que é e como funciona o método da tabelinha?

De maneira bem simples, a tabelinha, também chamada de método rítmico ou Ogino-Knaus, é um método contraceptivo para as mulheres que desejam ter o controle do seu ciclo menstrual para engravidar ou evitar uma gestação¹.

O objetivo desse método é observar e anotar o ciclo menstrual para saber quando irá acontecer o período fértil, que é quando a mulher está mais propensa a engravidar. O ciclo normal dura mais ou menos entre 28 e 35 dias, sendo o primeiro dia aquele em que desce a menstruação. O período fértil geralmente acontece entre o 10º e 14º dia do ciclo².

A principal recomendação acerca desse método é que deve-se registrar o ciclo por pelo menos seis meses antes de aplicar a fórmula. Outro ponto indispensável enquanto se está fazendo a observação do seu ciclo é ter muito controle das suas atividades sexuais e ter períodos menstruais regulares¹.

Saiba mais em Como calcular o ciclo menstrual?

Esse método realmente funciona?

Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres que querem usar esse método. Para responder logo a pergunta: o método da tabelinha é o contraceptivo que apresenta menor eficácia com relação aos outros métodos. Devido a falta de compreensão ou informações acerca do seu uso, muitas mulheres que não desejavam engravidar falharam ao utilizar a tabelinha².

Se você está pensando em usar o método da tabelinha para evitar ou mesmo planejar uma gravidez, o nosso melhor conselho é você visitar o seu ginecologista para saber mais! E para outros assuntos relacionados, dá uma olhadinha na seção de dicas do site de Buscofem ou acesse o app Sai Cólica para levar com você a sua tabelinha! <3

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir, sem deixar nenhum sabor residual3! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Agosto/2018

Referências:

1 - Carvalho ML, Schor N. Motivos de rejeição aos métodos contraceptivos reversíveis em mulheres esterilizadas [internet]. Rev Saúde Pública. 2005;39(5):788-94. Disponível em: https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102005000500014&script=sci_arttext&tlng=e.

2 - Chaves, CPG; Simão, R; Araújo, CGS. Ausência da variação de flexibilidade durante o ciclo menstrual em universitárias [Internet]. Rev Bras Med Esporte. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v8n6/v8n6a02.pdf.

3 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008