Inchaço no Período Menstrual

Um dos sintomas pré-menstruais mais desagradáveis para as mulheres é o inchaço. Quando estamos a alguns dias da menstruação, já podemos notar algumas mudanças no nosso corpo, que parece ter ganhado uns quilinhos extras de uma hora pra outra. Por isso, o inchaço corporal é tão frustrante para nós mulheres, principalmente quando nenhuma calça do guarda-roupa fecha.

Por que fico inchada no período menstrual?

Como todas as alterações fisiológicas decorrentes da menstruação, o inchaço também é atribuído à variação hormonal característica desse período. Na fase lútea (última fase do ciclo menstrual, quando os óvulos já saíram do ovário, ou seja, da ovulação), a alteração do nível de progesterona pode levar o corpo à retenção de líquidos e de sódio. Logo após a ovulação, o volume plasmático (de líquido no sangue) aumenta, atingindo seu valor máximo dois dias antes do sangramento. Por isso, quando está próximo da menstruação, sentimos o corpo inchar.

Esse inchaço é normal?

É absolutamente normal. Estudos¹ observaram que a maioria das mulheres têm um aumento no percentual de água corporal justamente na fase lútea. Esse é um evento muito comum às mulheres, graças às variações hormonais que acontecem nesse período. Porém, se o inchaço for muito intenso e estiver isolado em apenas alguma parte do corpo, é importante ficar atenta, pois pode ser o indicativo de algum problema maior.

Quais as consequências do inchaço no corpo feminino?

Reter líquidos que deveriam ter sido eliminados implica, certamente, em ganho de peso. Por isso, é normal se sentir mais cheinha nesse período. Entretanto, estar inchada não significa que houve aumento de gordura corporal. O normal é que, com o fim da menstruação, o inchaço desapareça.

Além das consequências visualmente aparentes, o inchaço é responsável por causar muito incômodo e desconforto. A retenção de líquidos também está associada a sintomas como dor nas articulaçõese.

Para diminuir o desconforto…

Fique atenta à sua alimentação, principalmente no período pré-menstrual. Evite colocar muito sal nos alimentos e beba bastante água. Além disso, praticar exercícios melhora a circulação, e assim fica mais fácil eliminar o excesso de líquidos retido no organismo.

Como todas as alterações fisiológicas decorrentes da menstruação, o inchaço também é atribuído à variação hormonal característica desse período.

Referência:

1. Santos LAS, Soares C, Dias ACG, et al. Estado nutricional e consumo alimentar de mulheres jovens na fase lútea e folicular do ciclo menstrual [Internet]. Rev Nutr. 2011 [acesso em 29 Abril 2014]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=en.