Enxaqueca menstrual: sintomas e como tratar

A enxaqueca menstrual é uma condição bastante comum na mulherada - podendo afetar até 70% das mulheres que já sofrem com enxaqueca¹. Embora ainda não exista um consenso entre todos os pesquisadores, a Sociedade Internacional de Cefaleia (SIC) diz que ela é uma dor de cabeça sentida entre os dois dias que antecedem a menstruação e o último dia dela¹.

Saiba como identificar os sintomas e também qual o melhor tratamento para a enxaqueca (também chamada de migrânea) menstrual!

O que causa a enxaqueca menstrual?

Mas antes de saber identificar os sintomas e também como se pode aliviar essa dor, é importante entender o que gera a enxaqueca menstrual e, afinal, qual a relação dela com os hormônios do ciclo menstrual.

As dores de cabeça menstruais são causadas pela queda na quantidade do hormônio estrogênio no nosso corpo², que é uma consequência do funcionamento do ciclo menstrual.

Características da dor de cabeça menstrual

Além do período em que essa dor aparece, outras características podem ajudar a definir se a sua enxaqueca é menstrual ou não. Geralmente, esse tipo de cefaleia costuma ser mais intensa do que quando acontece alguns dias antes e depois da menstruação², e também pode fazer com que você fique mais sensível à luz². Além disso, a enxaqueca menstrual pode também ser uma dor latejante¹ e unilateral, ou seja, afetar apenas um lado da cabeça.

Tratamento das enxaquecas menstruais

De forma geral, esse tipo de cefaleia pode ser tratado da mesma forma dos outros tipos³. No entanto, nos casos da enxaqueca menstrual, também é possível se valer de tratamentos hormonais específicos para melhorar o controle do ciclo menstrual³ (e amenizar aquela queda de estrogênio)³.

Para saber se a sua dor de cabeça é mesmo menstrual, uma boa saída é fazer um diário (ou caderninho de anotações) das suas crises de dor de cabeça². Marque quando elas ocorrem em relação ao ciclo menstrual, suas características (intensidade, se causa sensibilidade à luz etc.) e também como é a resposta ao tratamento habitual². Caso você perceba que o quadro parece mesmo de enxaqueca menstrual, procure o seu médico!

A enxaqueca menstrual é uma condição bastante comum na mulherada - podendo afetar até 70% das mulheres que já sofrem com enxaqueca¹.

Referência:

1) Miziara L, Bigal ME, Bordini CA, et al Speciali JG. Cefaleia Menstrual. Arq Neuropsiquiatr. 2003;61(3-A):596-600.

2) Tepper D, Valença, M. Enxaqueca (Migrânea) Menstrual [Internet]. Headache: The Journal of Head and Face Pain. 2014. [acesso em 29 Abr. 2016]. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/head.12281/full.

3) Ribeiro R L, Carvalho D S. Cefaleia Associada aos Ciclos Hormonais da Mulher. Rev. Neurociências. 2000;8(3):93-98.