#ElaMeEntende: o poder da união feminina

O movimento #ElaMeEntende tem feito sucesso nas redes sociais - confira lá no nosso Facebook! Com o objetivo de homenagear aquela pessoa que te compreende como ninguém, a hashtag também levanta uma questão importante, principalmente para os dias atuais: o poder que a união feminina tem.

Seja por questões particulares, como a satisfação em saber que alguém te entende, ou por questões maiores, como a união em prol da igualdade de gênero, a união feminina faz a força. Que tal saber mais sobre o assunto? Então, venha junto, porque a nossa união é poderosa.

Você sempre vai ter alguém que te entende

O ser humano tem disso, de convivermos em sociedade e reconhecermos uns aos outros como semelhantes e parte de um grupo. Por isso, é ótimo ter pessoas que te entendam, sejam elas do gênero que for. Mas, mesmo tendo um amigo, irmão ou pai supercompreensíveis, ainda existem algumas coisas que, de fato, só outra mulher consegue compreender.

Pode ser aquele sexismo que muitas vezes passa despercebido pelos ouvidos de quem nos cerca, pode ser por nosso próprio corpo - que, por exemplo, passa por alterações hormonais e nos faz ter cólicas menstruais e muitos outros sintomas mês após mês. Existem aspectos do mundo feminino que só mulheres entendem e, portanto, é ótimo nos mantermos unidas.

Unidas, promovemos um ciclo sem fim de empoderamento

Ainda vivemos em uma sociedade que prega alguns costumes pra lá de antigos. “Cuidar da casa é coisa de mulher” e “se você não emagrecer vai acabar solteira” são só alguns dos absurdos que grande parte de nós, mulheres, cresce ouvindo. Porém, juntas podemos debater e rebater essas afirmações que não têm fundamento algum.

Nos empoderarmos e incentivarmos outras mulheres tem um potencial imenso, tanto para cada uma de nós individualmente quanto para a sociedade. Juntas podemos afirmar que o nosso lugar é onde quisermos, que o nosso valor não é menor por sermos mulheres e nem que somos mais ou menos bonitas por seguirmos ou não um determinado padrão de beleza estipulado pela sociedade.

Juntas somos mais fortes

É quase impossível falarmos sobre união feminina e não relacionarmos isso com a igualdade de gênero. Nunca antes tantas mulheres - e em tantos lugares diferentes do mundo - se uniram para assegurar que tenhamos os mesmos direitos, deveres e responsabilidades dos homens. Não queremos tratamento especial, queremos o mesmo respeito e dignidade; ou seja, igualdade!

E é graças a essa união feminina que nossas vozes são ouvidas. Aos poucos, estamos sendo reconhecidas - e não apenas pelos feitos de hoje, mas também com o reconhecimento de mulheres que tiveram importância na história e que acabaram sendo “esquecidas”. Ao nos unirmos e lutarmos por mais igualdade, temos oportunidades de trabalho mais justas e, assim, contribuímos também para uma sociedade mais justa e unificada - independente do gênero.

Viu só como é importante nos mantermos unidas? Nossa união faz a força, seja a de todas as mulheres lutando juntas por igualdade, seja a nossa força interior para enfrentar o dia a dia na pele de uma mulher. E aí, qual das suas amigas que te entende como ninguém?

A hashtag também levanta uma questão importante, principalmente para os dias atuais: o poder que a união feminina tem.