Dormir sem calcinha faz bem?

Será que dormir sem calcinha faz bem mesmo? Quase toda mulher já deve ter ouvido falar sobre o assunto, e para acabar com essa dúvida cruel, nós respondemos: sim, dormir sem calcinha faz bem!

Essa pequena mudança no hábito noturno é de grande ajuda para a saúde íntima, e isso porque dormir sem calcinha auxilia a manter a região nas condições ideais: seca e bem arejada, evitando assim que micro-organismos ruins se desenvolvam e causem doenças¹ ².

Os perigos de dormir com calcinha

O simples fato de usar calcinha já pode ser um problema para a saúde íntima, e isso porque existem vários modelos que alteram as condições saudáveis dessa área. Calcinhas apertadas e de tecido sintético abafam a região, dificultando a ventilação adequada e aumentando a temperatura e a umidade do canal vaginal¹.

Isso, consequentemente, cria uma situação biológica que facilita o desenvolvimento de fungos e bactérias causadores de infecções e inflamações². Daí a importância de aproveitar o sono para evitar calcinhas e manter a região bem arejada!

Dicas para uma higiene íntima saudável

Adotar alguns hábitos bem simples e práticos pode melhorar bastante a sua higiene íntima. Além de dormir sem calcinha, também é indicado o uso de calcinhas de algodão, que permitem uma melhor ventilação da região íntima. Outra dica quanto às vestimentas é evitar calcinhas e calças apertadas, bem como o uso de meias-calças, o que abafa a área íntima¹.

O uso de sabonetes adequados também é uma das melhores maneiras de manter a saúde feminina em dia. Para isso, os mais indicados são os sabonetes íntimos líquidos com pH ácido, que higienizam sem agredir ou alterar a flora vaginal natural da região³.

Além disso, é importante evitar o uso de absorventes fora do período menstrual. É comum que muitas mulheres optem pelos protetores diários, a fim de melhorar a higiene íntima, porém, o uso constante desse tipo de absorvente abafa a região e pode causar a proliferação de micro-organismos causadores de doenças, como a candidíase⁴.

Essa pequena mudança no hábito noturno é de grande ajuda para a saúde íntima, e isso porque dormir sem calcinha auxilia a manter a região nas condições ideais

Referências:

1) Giraldo PC, Polo RC, Amaral RL. Hábitos e costumes de mulheres universitárias quanto ao uso de roupas íntimas, adornos genitais, depilação e práticas sexuais. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2013; 35 (9):401-6.

2) Gazeta Júnior A, Grigoleto ARL, Fregonezi PAG. Candidíase Vaginal: uma questão de educação em saúde. Brazilian Journal of Health. 2011; 2(⅔): 89-96.

3) Garcia CC, Germano C, Osti NM, et al. Desenvolvimento e avaliação da estabilidade físico-química de formulações de sabonete líquido íntimo acrescidas de óleo de melaleuca. Rev. Bras. Farm. 2009; 90(3):236-40.

4) Amaral RLG, Giraldo PC, Eleutério Junior J, et al. Grau de Satisfação de Mulheres que Usaram Absorvente Higiênico “Respirável” Externo por 75 Dias Consecutivos. J. Bras. Doenças Sex. Transm. 2011; 23(1): 23-27.