Dor nas pernas na TPM é normal?

Dor nas pernas na TPM é um dos sintomas mais comuns desse incômodo que afeta tantas mulheres - alguns estudos apontam que até 95% da população feminina sofre com a tensão pré-menstrual. Se você sente dores nas pernas quando a menstruação está chegando, siga lendo e descubra por que isso acontece e também como aliviar esse incômodo¹!

Qual a causa da dor nas pernas no período menstrual?

A dor nas pernas tem forte relação com outro sintoma da TPM muito comum: a cólica menstrual (também chamada de dismenorreia). Vale lembrar que essas não são as únicas formas de dor no período menstrual; também é comum sentirmos dor de cabeça (cefaleia), dores nas mamas e dor nas costas².

Mas como a TPM causa dor nas pernas? Isso acontece por causa do fluxo menstrual. Conforme o corpo se prepara para menstruar, o organismo sofre muitas mudanças hormonais: algumas substâncias (como prostanoides, entre outros hormônios) começam a ser produzidos em maior quantidade, e isso causa contrações no útero que, por sua vez, reduzem o fluxo de sangue na região. É daí que vem aquela dor no abdome inferior (a cólica!) que, às vezes, acaba se espalhando também para as pernas².

Como aliviar as dores nas pernas na TPM?

Já que a origem da dor nos membros inferiores vem da cólica menstrual (como já explicamos), uma possível maneira de reduzir essa dor é justamente administrar medicamentos que combatem a dismenorreia, ou seja, a cólica2,3.
Afinal, sem a dor no abdome inferior, você corre menos riscos que ela se irradie para os membros inferiores. Ou seja, você pode contar com a ajuda de Buscofem® para aliviar as contrações do útero - o que, por sua vez, pode valer com a dor nas pernas!

Além disso, incluir alguns hábitos na sua rotina pode auxiliar no alívio dessa dor: realizar atividades físicas, praticar esportes, tirar uns minutinhos do dia para relaxar, repousar e ter uma alimentação leve e variada são algumas dicas para quem precisa combater a dor nas pernas na TPM³.

Dor nas pernas na TPM é um dos sintomas mais comuns desse incômodo que afeta tantas mulheres - alguns estudos apontam que até 95% da população feminina sofre com a tensão pré-menstrual.

Referências:

1) Muramatsu CH, Vieira, OCS, Simões CC, et al. Consequências da Síndrome da Tensão Pré-menstrual Na Vida da Mulher. Rev. Esc. Enferm. 2001; 35(3):205-13.

2) Oliveira RGCQ, Silva JC, Almeida AF, et al. TENS de alta e baixa frequência para dismenorreia primária: estudo preliminar. ConScientiae Saúde. 2012; 11(1):149-158.

3) Approbato MS, e Silva CDA, Perini GF, et al. Síndrome Pré-Menstrual e Desempenho Escolar. RBGO. 2001;23(7):459-462.

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Página para maiores de 18 anos.