Dor de ovulação: o que é e como identificar

A dor de ovulação ou Mittelschmerz, também conhecida como “dor do meio”, é caracterizada por dores abdominais em pontada no período em que a mulher está ovulando, ou seja, na metade do ciclo menstrual (e por isso o nome)¹,². Como se trata de um sintoma intermenstrual, é bastante comum que as mulheres que passam por esse transtorno tenham dificuldade para identificá-lo corretamente.

É por isso que, para compreender essa dor, é preciso entender também a sua causa: a ovulação.

Quando ocorre a ovulação feminina?

A ovulação faz parte do ciclo menstrual da mulher, processo em que o corpo feminino começa a se preparar para a reprodução. O ciclo dura em média 28 dias e seu início pode ser definido como o primeiro dia da menstruação. A ovulação ocorre, em geral, na metade do ciclo,  – ou seja, 14 dias antes de iniciar a próxima menstruação³.

O que causa a dor de ovulação e como identificá-la?

A dor de ovulação está relacionada ao contato do líquido liberado pelo óvulo rompido com a cavidade peritoneal², o que pode causar irritações na região abdominal.

Essas irritações causam dores intensas em pontada no baixo-ventre (cólica), que podem ser acompanhadas de outros sintomas: sensação de peso, secreção clara e, eventualmente, sanguínea, podendo durar até 72 horas¹,². Esse quadro doloroso pode ser sentido tanto no lado esquerdo da região abdominal quando do direito⁴.

Uma forma simples de identificar se a dor está sendo causada pela ovulação é consultar a data da sua última menstruação e do início das dores, para ver se os sintomas se encaixam com o período ovulatório. Através da ultrassonografia também é possível visualizar se houve saída de líquido na ruptura do óvulo¹.

Como aliviar a dor de ovulação?

Assim como qualquer dor pélvica, a dor de ovulação pode causar verdadeiros transtornos às mulheres. O lado bom é que esse sintoma e, consequentemente, seu tratamento, funcionam basicamente como na cólica menstrual. Portanto, você pode utilizar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios¹, que são eficazes na maioria dos casos, ou optar por tratamentos alternativos no alívio de dores abdominais, como a aplicação de calor na região e massagens. 

Temos uma seção inteirinha de dicas para entender as dores abdominais e diversas formas de aliviá-las. Confira!

A dor de ovulação ou Mittelschmerz, também conhecida como “dor do meio”, é caracterizada por dores abdominais em pontada no período em que a mulher está ovulando

Referências:

1) Felipe, IMA; Albuquerque,VM. Saúde do adolescente e a Saúde da Família: sexualidade e saúde reprodutiva [Internet]. UNA-SUS/UFMA. São Luís, 2014. [Acesso em: 21 de novembro de 2016] Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1729

2) São Bento, PA; Moreira, MC. Não há silêncio que não termine: estudo informativo sobre endometriose e seus sinais/sintomas [Internet]. Rev enferm UFPE on line. Recife, 2014. [Acesso em: 21 de novembro de 2016] Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewFile/5890/pdf_4619

3) Poli, MEF; et al. Manual de anticoncepção da Febrasgo [Internet]. FEMINA. 2009. [Acesso em: 21 de novembro de 2016]. Disponível em: http://www.febrasgo.org.br/site/wp-subtitle/uploads/2013/05/Femina-v37n9_Editorial.pdf

4) Beznos, GW. Distúrbios menstruais [Internet]. RBM. 2002. [Acesso em: 21 de novembro de 2016]. Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=2062

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Página para maiores de 18 anos.