Dor de cabeça no período menstrual

Nós, mulheres, bem sabemos o quanto sofremos durante a TPM e a menstruação! Além de alterações drásticas no humor, temos que lidar com dores pelo corpo todo, desde dores musculares (nas costas, lombar, pernas, e outras regiões) até as dores das cólicas¹, sem falar nos engraçadinhos que aparecem para nos chamar de dramáticas. No meio disso tudo, ainda está aquela danada da dor de cabeça, interferindo em nossas atividades e rotina.

A dor de cabeça no período menstrual é conhecida como migrânea menstrual ou ainda cefaleia menstrual². Senti-la, tanto no período pré-menstrual quanto na dismenorreia, é muito comum. Mas, cuidado para não confundi-la com cefaleias não menstruais, que são causadas por outros motivos ¹.

♥ Como diferenciar a cefaleia menstrual das demais?

As opiniões dos estudiosos sobre o momento em que começa e em que termina é variada, porém, muitos afirmam que ela começa até sete dias antes da menstruação e pode durar até o fim dela². Então, acompanhe em um calendário as crises de dores de cabeça e se certifique se elas têm ou não associação com o seu período menstrual¹.

Muitas mulheres associam a dor causada pela migrânea menstrual com a dor da enxaqueca, afirmando que uma é tão intensa quanto a outra. Geralmente, a dor concentra-se na nuca; e a exposição à luz intensa, bem como sons altos agrava a situação, aumentando o desconforto¹.

♥ Por que sentimos dor de cabeça durante o período menstrual?

Quando estamos próximas do período menstrual, o organismo diminui a produção de estrogênio. Com esta falta hormonal, os vasos sanguíneos dilatam. Isso acaba provocando uma dor de cabeça fortíssima. Esta dor só passa quando os vasos voltam ao seu diâmetro normal, quando os níveis de estrogênio voltam a crescer novamente².

Como o nível de estrogênio permanece baixo durante todo o período menstrual, esperar para se livrar da dor só quando o hormônio voltar a crescer é muito doloroso². Talvez a melhor saída seja optar por uma solução mais imediata.

♥ Como tratar a dor de cabeça?

Existem medicamentos de vários tipos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Porém, lembre-se que se automedicar é errado. Mesmo os melhores medicamentos para controlar dores, como - não só as dores de cabeça - as dores gerais provocadas pela menstruação, podem gerar efeitos colaterais quando usados indiscriminadamente.

O melhor modo de combater a cefaleia menstrual e as outras dores deste período é procurando auxílio médico. Em alguns casos, o médico nem opta por receitar medicações, mas sim manter as taxas de estrogênio constantes, evitando a dilatação dos vasos.

A dor de cabeça no período menstrual é conhecida como migrânea menstrual ou ainda cefaleia menstrual².

Referências: 

1. Brilhante AVM, Bilhar APM, Carvalho CB,et al. Síndrome pré-menstrual e síndrome disfórica pré-menstrual: aspectos atuais. Femina. 2010 Jul; 38(7): 373-8.

2. Miziara L, Bigal ME, Bordini CA, et alSpeciali JG. Cefaleia Menstrual. Arq Neuropsiquiatr 2003;61(3-A):596-600.