Direitos femininos: o movimento pela igualdade 

O empoderamento feminino é um dos temas mais populares e debatidos hoje em dia. Com isso, é normal que surjam as dúvidas sobre alguns temas, como a busca das mulheres por direitos iguais entre os gêneros, mas a gente lhe explica tudinho! ;)

Como iniciou a busca pelos direitos femininos?

Esse debate surgiu lá nas ideias das Revoluções Francesa e Americana, época em que mulheres de vários países começaram a discutir assuntos como direitos sociais e políticos. O auge dessa época foi o movimento chamado sufragista (luta das mulheres pelo direito ao voto), no século 19. A partir dos anos 60, movimentos como estes voltaram com ainda mais força, com a intenção de mobilizar as pessoas pela causa feminina¹.

Foi nesse período que surgiu a famosa afirmação “pessoal é político”¹;uma expressão que ajudou as mulheres a abrirem espaço para discussões que eram vistas como pessoais (situações da vida doméstica, familiar e sexual)¹. Assim, o movimento chamou a atenção de mais e mais mulheres, e começou a criar novas condutas, práticas, conceitos e dinâmicas¹ entre elas.

Essas mobilizações buscam a transformação social e a eliminação das desigualdades sofridas pelas mulheres ao longo de tantos anos2. De lá pra cá, isso já ajudou muito na conquista feminina de mais espaço nas áreas sociais, culturais e políticas, seja aqui no Brasil ou fora dele3, com o surgimento de processos de empoderamento e novas formas de atuação política4.

Por mais mulheres empoderadas

O empoderamento feminino encoraja a união das mulheres. Por isso, em tempos de redes sociais, elas estão se unindo na busca por seus direitos, compartilhando suas experiências e desconstruindo pensamentos ultrapassados (sim, eles ainda existem!). Juntas, elas assumem o protagonismo de suas vidas e discutem seus atuais papéis na sociedade.

O empoderamento feminino também estimula as mulheres a amarem a si mesmas e a se aceitarem do jeitinho que são – e não tem nada mais libertador do que ser feliz sem se preocupar com padrões –, além de mostrar que não há limites para o que mulheres empoderadas podem alcançar quando suas vozes são respeitadas.

FemSessions: voz para todas as mulheres!

Apesar de parecerem pequenas, atitudes como essas são verdadeiramente libertadoras. Buscofem® está sintonizado com essa causa e entende a importância de dar voz às mulheres que querem se sentir cada vez mais empoderadas. E é por isso que promove projetos que estimulam o poder e a união feminina, como o FemSessions.

Nesse projeto, Buscofem® liga mulheres através de canções para que se libertem, se unam e se identifiquem. Aliás, esse é o tema da nova temporada da FemSessions. Por meio da música, de letras poderosas e de temáticas instigantes do universo feminino, diferentes mulheres revelam suas vozes, deixam suas maneiras de pensar em forma de entrevista e surpreendem com seus ritmos e letras. Você pode baixar as músicas através da própria página e levar esses hinos de empoderamento feminino aonde for!

O auge dessa época foi o movimento chamado sufragista (luta das mulheres pelo direito ao voto), no século 19.

Referências:

1. Costa AAA. O movimento feminista no Brasil: dinâmicas de uma intervenção política. Rev Gen. 2013; 5(2): 1-20.

2. Adrião KG, Toneli MJF, Maluf SW. O movimento feminista brasileiro na virada do século XX: reflexões sobre sujeitos políticos na interface com as noções de democracia e autonomia. Rev Estud. Fem. 2011; 19(3): 661-681.

3. Matos M. Movimento e teoria feminista: é possível reconstruir a teoria feminista a partir do Sul Global?. Rev Sociol Polít. 2010; 18(36): 67-92.

4. Silva EF. Metodologia feminista e direitos reprodutivos no Centro de Saúde Santa Rosa, Niterói (RJ). Saúde Debate. 2015; 39(106): 893-903.

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez, e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Página para maiores de 18 anos.