A menstruação é algo que todas nós estamos acostumadas a passar todos os meses. Mas, apesar dos incômodos que ela pode causar, atrapalhando a nossa rotina, a menstruação pode ser considerada até mesmo um sinal de que o nosso corpo está funcionando direitinho¹. Afinal, trata-se de um processo completamente natural e normal!

Já falamos aqui sobre por que as mulheres menstruam, mas você sabe exatamente como ocorre a menstruação e o que se passa no nosso corpo durante esse período? Pois então vamos entender juntas como a menstruação acontece, passo a passo! <3

❤ Como acontece a menstruação?

A menstruação é a etapa mais significativa do chamado ciclo menstrual, processo pelo qual nosso corpo passa ao se preparar para a reprodução. É o resultado de uma série de estímulos hormonais entre o cérebro, os ovários e o útero¹'².

Em resumo: durante a ovulação, o útero cria uma camada chamada endométrio, na qual um óvulo ficará esperando ser fecundado e, assim, gerar um bebê. Quando essa fecundação não acontece, o endométrio se desmancha e é expelido do nosso corpo em forma de sangramento vaginal; ou seja, pela menstruação²'³. 

Você também pode gostar de: Tudo sobre menstruação: o que é, causas, sintomas e mais!

Dá-se o nome de ciclo a esse processo justamente porque ele se renova todos os meses. A menstruação é o que marca o início do ciclo, que tem duração média de 28 dias. Mas o período entre uma menstruação e outra pode variar de 21 a 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher²'³. E ele é composto basicamente por três fases¹:

  1. folicular
  2. ovulatória
  3. lútea

Vamos explicar um pouquinho cada uma delas abaixo para que você consiga entender melhor todo o processo que resulta na menstruação. Confira!

❤ Fase Folicular (pré-ovulatória)

É a primeira etapa do ciclo, que começa no primeiro dia da menstruação, durante todo o sangramento e encerrando-se mais ou menos pelo nono dia do ciclo. Nessa fase, uma série de hormônios agem no estímulo da ovulação¹'².

❤ Fase Ovulatória

A fase da ovulação ocorre por volta do meio do ciclo, aproximadamente 10 a 14 dias após a menstruação. É nesse período que ocorre a preparação do útero para receber o óvulo gerado pelos ovários¹'³.

❤ Fase Lútea (pós-ovulatória)

A fase lútea compreende todo o período desde o fim da ovulação até o sangramento vaginal; ou seja, quando o endométrio descama após não ocorrer a fecundação. É aqui que o ciclo se renova e inicia novamente com uma nova menstruação¹'³! ;)

E então, ficou mais fácil de entender como ocorre a menstruação? São várias etapas que envolvem esse processo, que também pode causar modificações nos nossos corpos e diversos sintomas, como cólicas, dores nas costas e na cabeça. Mas não se preocupe: no nosso blog e no App Sai Cólica você encontra diversas dicas para compreender melhor a menstruação e aprender a lidar com ela! Você não está sozinha! <3

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33.

Referências:

1 - Teixeira, ALS. Influência das fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens [Internet]. Rev Bras Med Esporte. 2012. [Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v18n6/02.pdf]

2 - Sampaio, HAC. Aspectos nutricionais relacionados ao ciclo menstrual [Internet]. Rev. Nutr. 2002. [Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rn/v15n3/a07v15n3.pdf]

3 - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Agenda da Mulher [Internet]. Editora do Ministério da Saúde. 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_mulher.pdf.