Como não esquecer de tomar o anticoncepcional oral? 

Quem já fez ou faz uso da pílula anticoncepcional sabe! A pílula deve ser tomada com regularidade: todos os dias referenciados na cartela e aproximadamente nos mesmos horários. Por quê?

Porque o uso correto do contraceptivo hormonal é fundamental para uma boa taxa de efetividade, ainda mais nos anticoncepcionais que dependem de ingestão diária - que é o caso da pílula. Esse método exige atenção diária por parte da mulher, fator que muitas vezes leva ao esquecimento frequente da ingestão e a falhas na contracepção¹. Além de garantir a eficácia do medicamento, tomar a pílula corretamente, em horário regular, contribui para a redução de seus efeitos colaterais².

A maioria das mulheres enfrenta exatamente esse problema ao utilizar esse método contraceptivo. Com a rotina corrida, o trabalho, os estudos, os relacionamentos, os filhos e demais preocupações, a mulher pode ficar sobrecarregada de atividades, o que contribui muito para o esquecimento de alguns deveres ou prioridades, como a pílula.

Mas, fique tranquila! Preparamos algumas dicas para te ajudar a não esquecer de tomar sua pílula diariamente! Anote todas!

Escolha criteriosamente o horário para tomar o anticoncepcional.

Opte por períodos em que você sabe que será mais tranquilo de lembrar do “compromisso” com o anticoncepcional. Os horários mais indicados são pela manhã, ao acordar, no horário do almoço ou ainda de noite, antes de dormir. O importante é que esteja associado à sua rotina.

Deixe a cartela à vista.

Uma boa ideia é deixar a cartela visível em lugares habituais. Por exemplo: com a pasta e a escova de dentes. Assim, ao realizar a habitual escovação pela manhã, depois do almoço ou antes de dormir, você lembrará de tomar a pílula.

Espalhe lembretes em locais estratégicos.

Por que não deixar um recadinho de lembrete na cabeceira da cama ou na porta do quarto? Assim, ao acordar ou deitar, você verá o bilhete e lembrará de ingerir seu anticoncepcional. Você também pode usar a tecnologia a seu favor. Se você é como a maioria das pessoas e mantém seu celular sempre próximo, programe seu despertador eletrônico para o horário da tomada da pílula, assim, não tem erro!

Esqueci de tomar a pílula! E agora?

O esquecimento pode ser enfrentado de maneiras diferentes, dependendo do número de pílulas esquecidas:

1-3 pílulas: há chance de manter o uso da cartela com pouco prejuízo à eficácia do anticoncepcional;

3 ou mais pílulas: a cartela em uso deve ser interrompida, esperando-se o próximo fluxo menstrual para iniciar o uso de uma nova cartela.

Estas são algumas recomendações gerais para ajudar a entender que quanto mais esquecimentos, maior é a taxa de falha anticoncepcional. Sempre procure seu médico para orientação quanto ao método contraceptivo mais adequado para você e sobre como proceder diante de eventuais esquecimentos.

...o uso correto do contraceptivo hormonal é fundamental para uma boa taxa de efetividade, ainda mais nos anticoncepcionais que dependem de ingestão diária - que é o caso da pílula.

Referências:

1. Bahamondes L, Pinho F, Melo NR, et al. Fatores associados à descontinuação do uso de anticoncepcionais orais combinados. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. 2011 jun; 33(6): 303-9.

2. Américo CA, Nogueira PSF, Vieira RPR, et al. Conhecimento de usuárias de anticoncepcional oral combinado de baixa dose sobre o método. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2013.