Como aliviar a lombalgia durante a TPM?

Durante a TPM, “naqueles dias”, aproximadamente 70% da população feminina passa por um período bem complicado, desconfortável e até doloroso. Uma variedade de sintomas se manifestam nesta fase no ciclo menstrual¹.

Dentre eles, a lombalgia, também conhecida como dor nas costas, é um sintoma que pode exercer grande influência sobre a qualidade de vida da mulher¹. A lombalgia se caracteriza pela dor moderada ou intensa na região lombar. Pode ser acompanhada ou não de irradiação para o membro inferior².

● Por que os sintomas pré-menstruais acontecem?

A origem dos sintomas é relacionada ao desequilíbrio entre os dois principais hormônios femininos: o estrógeno e a progesterona. Estes hormônios estão envolvidos na segunda fase do ciclo menstrual, que é iniciada após a ovulação e continua até o momento que precede a menstruação¹.

A TPM ainda pode ser resultante de distúrbios orgânicos que interferem no funcionamento dos ovários, das suprarrenais ou de alterações no funcionamento cerebral. Outras vezes, pode ser originária de alguma alteração emocional afetiva¹.

● Como diminuir as dores nas costas e na lombar durante a TPM?

A dor nas costas é um dos sintomas da TPM que pode se agravar conforme a rotina e os hábitos de cada mulher. As alterações fisiológicas, o ritmo da vida da mulher contemporânea e a má postura são alguns fatores que contribuem para a ocorrência e o agravamento das dores durante o dia a dia².

Incluir alguns cuidados na rotina pode ajudar²:

- Praticar exercícios de alongamento, de duas a três vezes por semana;
- Dedicar tempo para a prática regular de atividades físicas;
- Ao passar grande período de tempo sentada, regule a cadeira quando houver ajuste de encosto e de altura disponível;
- Evitar repetição de movimentos de trabalho em casa.

Para aliviar as dores nas costas, o tratamento pode incluir²:

- Repouso;
- Utilização de calor no local da dor;
- Uso de medicação analgésica;
- Consumo de vitamina B6;
- Acupuntura, como terapia alternativa e complementar.

O consumo de vitamina B6 pode ser considerado, e, assim como ocorre com outras medicações, deve ocorrer sob supervisão e orientação médica.

Lembre-se: seja para amenizar a lombalgia ou para diminuir todos os sintomas da TPM, buscar um profissional especializado é importante. Para obter os melhores resultados, é fundamental que um médico preconize a terapia mais adequada para cada paciente.

Durante a TPM, “naqueles dias”, aproximadamente 70% da população feminina passa por um período bem complicado, desconfortável e até doloroso.

Referências:

1) Medeiros FL. Tratamento da síndrome da tensão pré-menstrual com vitamina B6: resposta terapêutica e avaliação de risco da neurotoxicidade periférica [Dissertação]. Universidade Federal de Pernambuco; 2003.

2) Chou ASI. Tratamento de lombalgia por meio de Shiatsu [Monografia]. Universidade de Mogi das Cruzes; 2009.