Anemia pode interromper a menstruação?

A menstruação é um processo natural do corpo feminino, que ocorre mês a mês em toda mulher em idade reprodutiva. Assim como em outros processos do organismo humano, o bom funcionamento do ciclo menstrual depende da boa saúde da mulher. Isso porque o corpo é uma grande máquina formada por diversas peças interligadas, sendo que uma depende da outra para que tudo funcione corretamente.

A anemia é uma disfunção do organismo, consequência, na maioria das vezes, do baixo consumo de ferro ou da perda excessiva deste mineral. O equilíbrio endócrino que regula as funções reprodutoras femininas pode ser alterado por distúrbios alimentares e restrições dietéticas. Portanto, um quadro de anemia pode influenciar na menstruação, atrasando a sua chegada ou mesmo a interrompendo por completo¹.

Quando o intervalo entre uma menstruação e outra passa de 35 dias, temos um caso de oligomenorreia. Já quando a menstruação atrasa mais de três meses, recebe o nome de amenorreia¹. Ambas não podem ser classificadas como doenças, mas como indicativo de alguma condição anterior.

Então, a anemia pode ser a causa por trás de uma menstruação atrasada. Quando o sangramento não vem, a primeira desconfiança é de gravidez. Porém, há diversas outras causas para o atraso da menstruação, e na maioria das vezes ele indica alguma irregularidade do organismo. Sendo assim, é importante procurar o seu médico ao constatar um atraso muito longo.

Quando a anemia é diagnosticada, é necessário iniciar o tratamento adequado. Normalmente, o tratamento consiste na reeducação alimentar ou na reposição de nutrientes através de suplementos. Conforme o corpo for restabelecendo os níveis satisfatórios dos nutrientes, o ciclo menstrual volta ao seu normal.

Para identificar um quadro de anemia, fique atenta a sintomas como cansaço, fraqueza, tontura, palpitação e falta de memória. Se estes estiverem associados à ausência de menstruação, procure o médico para iniciar seu tratamento o quanto antes. É importante lembrar que uma boa alimentação é condição necessária para a saúde. Por isso, mantenha hábitos alimentares saudáveis e procure incluir todos os nutrientes na sua dieta.

Deu pra perceber que devemos ficar atentas ao nosso ciclo menstrual, né? Se pelo menos houvesse um jeito de o acompanhar... E há! Com o aplicativo de Buscofem, você configura o calendário conforme seu ciclo e fica de olho nele. Além disso, o app traz joguinhos superdivertidos para você passar o tempo e relaxar mesmo quando as cólicas aparecerem. E o melhor: ele é gratuito para Android e iOS.

...um quadro de anemia pode influenciar na menstruação, atrasando a sua chegada ou mesmo a interrompendo por completo¹.

Referências:

1)    Vilaradi TCC, Ribeiro BG, Soares EA. Distúrbios menstruais em atletas femininas e suas inter-relações. Rev. Nutr. 2001 Jan/abr; 14(1): 61-69.