Alimentos que podem diminuir a cólica menstrual

Você sabia que a sua alimentação influência nos sintomas da tensão pré-menstrual? Principalmente na cólica, que é a reclamação mais comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Para quem sofre com a tenebrosa dismenorreia todo mês, é importante cuidar também da alimentação para que a cólica não seja agravada, mas sim, amenizada pelos alimentos ideais.

O que é bom comer:

♥ Ácidos graxos:

Alimentos ricos em ácidos graxos de origem vegetal possuem propriedades anti-inflamatórias, muito positivas para o alívio da dor. Eles são encontrados nas sementes de abóbora e de linhaça, amêndoas, nozes, abacate, peixes, e azeite extravirgem.

 Laticínios:

Os alimentos derivados do leite são ricos em cálcio, uma substância que fica mais escassa durante o período menstrual. A importância do cálcio na diminuição da cólica se dá porque esse age diretamente sobre a musculatura lisa do útero, reduzindo as contrações musculares dolorosas. Entre outros benefícios, a ingestão de cálcio ajuda a combater o inchaço, que é muito comum no período menstrual.

 Frutas e Hortaliças

Alimentos leves são muito importantes em qualquer fase do ciclo. A grande quantidade de vitaminas e líquidos encontrados nas frutas e nas hortaliças ajuda a diminuir a sensação de inchaço acompanhada de dor abdominal. Ainda, estes alimentos facilitam a digestão, cujo bom funcionamento é imprescindível para o bem-estar no período menstrual.

O que é bom evitar:

♥ Cafeína

A cafeína pode ser encontrada no café, no chá preto e em refrigerantes. Esta substância tem propriedades estimulantes que podem aumentar a irritabilidade durante a tensão pré-menstrual. Portanto, é recomendado evitar a ingestão destas bebidas neste período.

 Embutidos e enlatados

Estes alimentos possuem muito sódio na composição. O consumo de sódio não é recomendado, pois esta substância retém muito líquido no corpo e proporciona incômodos inchaços.

 Gordura saturada

Muito encontrada em alimentos como a carne vermelha, manteiga ou margarina, bolos e doces em geral, a gordura saturada aumenta a produção de hormônios que causam contração no útero.

Para se distrair e esquecer a cólica menstrual, o app Sai Cólica é perfeito. Gratuito para Android e iOS, ele tem jogos superdivertidos para te ajudar a relaxar e esquecer os incômodos menstruais. Além disso, o app ainda traz um calendário para você acompanhar seu ciclo mentrual: basta configurar com algumas informações do seu ciclo.

A grande quantidade de vitaminas e líquidos encontrados nas frutas e nas hortaliças ajuda a diminuir a sensação de inchaço acompanhada de dor abdominal.

Referências:

1) Fonseca ÂM, Bagnoli VR, Arie WMY, et al . Como diagnosticar e tratar a dismenorreia. RBM.2001; 58(1): 147-150.

2) Sampaio HAC. Aspectos Nutricionais Relacionados ao Ciclo Menstrual. Rev. de Nutrição.  2002; 15(3).