Alimentos que ajudam a aliviar a TPM: soja 

Não é segredo que comer bem é superimportante. Uma alimentação saudável pode proporcionar ao nosso corpo os nutrientes necessários para o seu melhor funcionamento¹. Entre os alimentos que aliviam a TPM, a soja pode ser uma grande aliada. ;)

Sobre a soja e seus nutrientes

A soja é uma leguminosa que possui na sua composição substâncias bastante benéficas para nossa saúde¹. Entre elas, estão: proteínas, vitaminas do complexo B e C, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre e cálcio, além de propriedades funcionais comprovadas cientificamente².

Os benefícios da soja no período pré-menstrual 

Durante a TPM, um dos fatores responsáveis pelos típicos sintomas do período é a deficiência de nutrientes no organismo, como vitamina B e minerais (cálcio e magnésio)³, que encontramos justamente na soja².

A reposição desses nutrientes gera diversos efeitos sobre nosso corpo, entre eles: auxiliam na prevenção e no tratamento de sintomas pré-menstruais e até do câncer de mama¹.  Olha que legal!

- Vitamina B: auxilia na produção de serotonina e reduz a ansiedade e a depressão do período pré-menstrual³;

- Cálcio: ajuda a reduzir oscilações de humor, cólicas abdominais, inchaço e contrações musculares resultantes da TPM³;

- Magnésio: a falta de magnésio predispõe a mulher à dor de cabeça, retenção hídrica e dor nas mamas, então seu consumo  combate destes sintomas³.

Como incluir a soja na alimentação? 

Opções não faltam! No mercado brasileiro existem diversas formas de consumir essa leguminosa¹:
- Extrato ou “leite” de soja em pó;
- Proteína texturizada ou carne de soja;
- Farinha, creme e condensado de soja;
- Congelados (hambúrguer, salsicha e nuggets), sorvetes e iogurtes à base de soja;
- Pratos prontos congelados (lasanha e ravióli de queijo com molho à bolanhesa de soja)¹.

Agora é só usar a criatividade para e fazer receitas gostosas com esses alimentos supernutritivos, que auxiliam no combate à TPM! Para quem não gosta de cozinhar, os pratos prontos e congelados eliminam quaisquer desculpas, hein! ;D

Entre os alimentos que aliviam a TPM, a soja pode ser uma grande aliada.

Referências:

1) Hiraoka N, Bonfleur MC. A importância do uso da soja na alimentação. Assis Chateaubriand; 2008 [ acesso em 1 dez 2015]. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2520-6.pdf

2) Silva KMC, Lima FRB, Silva RCO, et al. Soja (Glycine max): benefícios à saúde humana com melhor qualidade de vida. In: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão- Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; 2009. Recife: JAPEX; 2009.

3) Lucía Méndez López. Aspectos Nutricionais e Metabólicos na Tensão Pré-Menstrual [Monografia]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.